3 de ago. de 2012

Bolo de Maçã com Canela e Aveia

Bolo de maçã é, sem dúvida, o meu preferido. Tanto que já é a terceira receita de bolo que passa por aqui. Essa é a mais fácil de ser preparada, pois a maior parte do preparo é no liquidificador.

Usei maçãs verdes, pois acho que são as que ficam melhores assadas. A receita é uma adaptação da que vi no site do Bem Simples, onde você usa as cascas das maçãs na própria massa. Achei ótima a ideia e resolvi aproveitar. Nada como poder utilizar toda a fruta na receita.

Esse bolo rende bem (usei um tabuleiro de 28x22cm e 6 cm de altura) e é delicioso. Não tem nada melhor que pedaços de maçãs assados no meio de uma massa muito fofa. Não é muito doce, pois a proporção de açúcar mascavo é a mesma que de açúcar refinado e tem um bom toque de canela. Quem não gosta, é só retirar a especiaria da receita.


Ingredientes:

3 maçãs verdes
suco de 1\2 limão
1 xícara (chá) de açúcar mascavo
1 xícara (chá) de açúcar refinado
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (sopa) de canela em pó (opcional)
3 colheres (sopa) de aveia em flocos
1/2 xícara (chá) de óleo vegetal
4 ovos

Preparo:

Descasque as maçãs. Coloque-as em um pote de água (500 ml) misturado com suco de meio limão para que não escureçam. Reserve.

Bata no liquidificador os ovos, o óleo, o açúcar refinado e mascavo, a canela e as cascas das maçãs. Transfira a mistura para uma tigela e acrescente a farinha e o fermento peneirados. Misture delicadamente até que toda a farinha seja incorporada à massa. Corte as maçãs em cubos (despreze os cabinhos e as sementes). Seque os cubos com papel toalha antes de colocá-los na massa. Misture novamente para que os cubos estejam envolvidos pela massa.

Unte e enfarinhe uma forma para bolo e despeje a massa. Espalhe a aveia sobre a massa e leve para assar em forno pré-aquecido (a 180 graus) por 30-35 minutos e até que espetando um palito no centro, ele saia limpo. 

Foto por Herlandes Tinoco

Um comentário:

  1. Cynthia, seu bolo está com uma cara ótima. Minha filha iria adorar. E rende bem mesmo, hein. Receita ótima pra fazer nos dias que tenho de levar lanchinho ao trabalho. Beijão

    mariacarambola.wordpress.com

    ResponderExcluir